Ter equilíbrio financeiro, fechar o mês sem dívidas e ainda conseguir manter uma reserva é a idealização de todos!
É possível sim poupar dinheiro sem que tenha que abdicar de gastos importantes. Então vamos descobrir qual a melhor forma de se atingir este objetivo sem que seja necessário sofrer e se esforçar para aumentar a renda!
Para que você consiga economizar dinheiro ainda em 2021, vamos as dicas:
1 – Você precisa gastar menos do que tem ganhando:
É uma das principais regras da educação financeira. Com cartões de crédito muitas das vezes extrapolamos nosso limite financeiro parcelando compras em muitas vezes, quando a fatura chega, vem junto um grande susto!
Tente se organizar para não extrapolar o valor das suas finanças, o importante é gastar menos do que você ganha para não virar o mês no vermelho.
2- Priorize suas despesas
Faça corte de gastos que não são necessários, organize suas despesas e gaste somente com o que for essencial.
Mesmo pequenos gastos podem fazer a diferença no orçamento final, seja financeiramente inteligente e faça uma reflexão de com o que exatamente você tem gastado o seu dinheiro.
3- Utilize uma ferramenta de controle financeiro
Existem alguns aplicativos que auxiliam na organização e controle de gastos.
Você pode inserir todas as suas despesas e ao final do mês conseguir identificar o que é realmente necessário e o que está sendo supérfluo, dessa forma será possível estabelecer o melhor jeito de poupar.
4 – Não pague suas contas após o vencimento
Para evitar gastos além do previsto, não pague contas fixas após o vencimento. Essa prática lhe acarreta juros o que pode fazer o seu orçamento sair dos eixos.
Escolha uma data anterior ao vencimento e tente paga-las todas no mesmo dia, evitando atrasos e esquecimento.
5- Encerre todas as suas dívidas
Talvez você tenha se comprometido com financiamentos e parcelas altas, converse com seu banco sobre antecipar o pagamento das parcelas e amortizar os juros, essa prática oferece bons descontos.
Se você possui seguro de vida, converse com seu corretor e opte por um seguro resgatável que é uma espécie de título de capitalização com investimentos mensais e permite o resgate após um período de carência ainda em vida.
6- Crie Metas motivacionais
Crie prazos e mantenha o foco em metas que deseja conquistar, seja um carro, uma viagem que deseja fazer, projetos que deseja realizar.
Desde que seja algo que lhe proporcione motivação e empenho em manter a economia e a poupança de cada mês.
7- Evite o cartão de crédito
O crédito é fácil e proporciona aquela compra por impulso que é parcelada em várias vezes.
Tente priorizar comprar somente o essencial no débito ou no dinheiro (considerando que em alguns estabelecimentos comprando no dinheiro consegue-se descontos).
O cartão de crédito utilizado de forma impensada pode fazer você extrapolar seu orçamento!
8 – Solicite a cooperação familiar
Se você é o provedor da família, converse com seu cônjuge e filhos, tracem planos e estratégias juntos.
É preciso haver a cooperação de todos para se ter êxito na organização das contas e cortes de gastos indevidos.
9- Como você pode ganhar mais dinheiro?
Considere a possibilidade de conseguir um trabalho Freelancer nas suas horas vagas, ajudará você a aumentar a sua renda e te poupará de depender somente do seu salário.
Se você possui habilidades manuais, pense em como pode conseguir se beneficiar disso! Não se acomode a sua situação atual, com perseverança, tudo é possível de se conseguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário